quarta-feira, 11 de julho de 2007

Brasília

Brasília é a capital da República Federativa do Brasil, localizada no território do Distrito Federal. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, sendo a terceira capital do Brasil. A partir desta data iniciou-se a transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais. No último censo realizado pelo IBGE (2000) foi indicada uma população de 2,05 milhões de habitantes (Distrito Federal inteiro), sendo 1,96 milhão na área urbana e cerca de 90 mil na área rural. As últimas projeções (IBGE 2004) indicam que a população total já esteja em cerca de 2,36 milhões de habitantes. Está situada na Região Centro-Oeste.

O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi feito pelo urbanista Lucio Costa, e muitas de suas construções foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

Brasília é formada pela Asa Norte, Asa Sul, Setor Militar Urbano, Setor de Garagens e Oficinas, Setor de Indústrias Gráficas, Área de Camping, Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios, Setor de Embaixadas Sul e Norte, Vila Planalto, Granja do Torto, Vila Telebrasília, Setor de áreas Isoladas Norte e sedia os três poderes da República Federativa do Brasil: Executivo, Legislativo e Judiciário.

Segundo o geógrafo Aldo Paviani, Brasília é constituída por toda a área urbana do Distrito Federal, e não apenas a parte tombada pela UNESCO ou a região central, pois a cidade é polinucleada[1], constituída por várias regiões administrativas, de modo que as regiões perífericas, como Ceilândia e Gama, entre outras, estão articuladas às centrais, especialmente na questão do emprego, e não podem ser entendidas como cidades autônomas.

Bandeira do estado:

Clique para ampliar!

Download da versão em vetor(corel draw)
Clique para ampliar!

Brasão do estado:

Clique para ampliar!

Hino do Estado
Baixe o MP3

Letra:
Letra: Geir Campos
Música: Neusa França

Todo o Brasil vibrou
E nova luz brilhou
Quando Brasília fez maior a sua glória:
Com esperança e fé
Era o gigante em pé
Vendo raiar outra Alvorada em sua História!
Com Brasília no coração
Epopéia a surgir no chão
O candango
Sorri feliz
Símbolo da força de um país
Capital de um Brasil audaz
Bom na luta e melhor na paz,
Salve o povo que assim te quis
Símbolo da força de um país!


Mapas:

Mapa geogáfico do estado:
Clique para ampliar!

Donwload do mapa geográfico de Brasília em formato Corel Draw (Vetor):
Clique para Download!



Mapa Rodoviário de Brasília:
Clique para ampliar!

Donwload do mapa Rodoviário de Brasília em formato Corel Draw (Vetor):
Clique para Download!


Fontes:
IBGE
vetorizar

África do Sul 2010