sexta-feira, 13 de junho de 2008

Rio de Janeiro - Resende

Bandeira

A Bandeira do Município, criada através da Resolução 862, de 25 de julho de 1967, tem as seguintes características e simbologia:

O estandarte tem a dimensão de um retângulo de 14/20 módulos com fundo branco e cruz nas cores verde e azul confeccionada em faixas com largura de um módulo, que dividem o retângulo em quadrantes. O Brasão de Armas fica no centro do retângulo, enquadrado na razão de 7/6 módulos. O contorno da Bandeira é feito de franja na cor amarelo-ouro.

Simbologia: A cruz em verde e azul simboliza o espírito de fé e de esperança no futuro glorioso do Município, sendo que as faixas azuis estão localizadas nos quadrantes correspondentes aos da Bandeira do Estado do Rio de Janeiro. Já o fundo branco refere-se ao fundo da primeira bandeira brasileira e representa a índole pacífica e hospitaleira do povo resendense, sendo que o contorno em franja, na cor amarelo-ouro, é o símbolo do espírito de brasilidade que envolve os cidadãos desta cidade.


Brasão do Município

O Brasão de Armas do Município de Resende foi criado através da Resolução 252, de 29 de setembro de 1955. Seu desenho, de acordo com o texto da Resolução, tem as seguintes características e simbologia:

Na parte superior do Brasão há um escudo português na cor azul, com montanhas em sua cor de origem encimadas por uma coroa de ouro com pedrarias verde, vermelho e azul. Na parte debaixo, na cor verde, há uma faixa ondeada, de prata, superposta por um castelo de púrpura.

Na parte superior externa o Brasão possui uma coroa mural que tem à direita um ramo de café frutado e à esquerda um galho de cana em cor natural. Já sob o escudo, há uma faixa com letras pretas formando a palavra Resende, ladeada pelas datas 29/09/1801 e 13/07/1848.

Simbologia: A cor azul representa o céu sempre límpido e o clima ameno do Município. As montanhas, em sua cor natural, lembram as Agulhas Negras, acidente geográfico destacado na paisagem da cidade.

O verde representa a fertilidade dos campos, base da economia de Resende, e a faixa ondeada de prata simboliza o lendário Rio Paraíba que atravessa e banha todo o Município. Já o castelo de púrpura simboliza a Academia Militar das Agulhas Negras e os ramos de cana e café frutado, põem em relevo e destaque os principais produtos de sua agricultura.

A coroa mural é o símbolo da independência política do Município, sendo que a faixa com a palavra Resende e suas datas históricas (29/09/1801- fundação da Vila, e 13/07/1848 - elevação à categoria de Cidade) individualiza o Brasão como pertencente a este Município.



África do Sul 2010