quarta-feira, 11 de junho de 2008




Ciranda Brasil - Bandeiras dos Estados da
Federação






Nessa ciranda eu irei falar, com
muito

orgulho e alegria
dos

Estados de Brasil e do meu povo
brasileiro


Amazonas (AM)



Manaus é minha
capital

Eu sou o Amazonas, pulmão do
mundo

Futuro do Brasil

O mundo todo se
encanta

Com meus rios
colossais

Rio Amazonas, o primeiro do
mundo

em volume de água

E o maior curso de águas
brasileiras.


Pará(PA)




Possuo riquezas
imensas

No meu solo, tudo plantando
dá...

Madeira, palmito e também a castanha
do....?

Isso mesmo o meu nome é
Pará

Minha capital é
Belém.



Maranhão(MA)



Ilustre filho gerei

Sua poesia retrata os sentimentos e

a sensibilidade do povo
brasileiro

Seu lirismo equilibrado é voltado para

homenagear a Pátria, Deus, a Natureza
e

o amor não
correspondido

Em nossa literatura,talvez a "Canção do
Exílio"

seja o mais famoso poema , também
citado

no Hino Nacional.

O nome desse ilustre
filho?

Gonçalves Dias.

E eu sou o Maranhão, minha
capital

São Luis.



Piauí (PI)



Sou generoso e
fecundo

Sou famoso em todo o
mundo

Minha cera
carnaúba...

Sou o Estado do Piauí, minha
capital

Teresina



Ceará(CE)




Sou a terra da Virgem dos lábios de
mel

Minhas praias tem
palmeiras

Minhas águas verde
esmeralda

Jangadeiros que
partem

Sem saber se voltam
mais

Sou a terra de José de
Alencar,

grande escritor do Romantismo
brasileiro

Ceará é o meu nome

Terra dos verdes
carnaúbais

Minha capital
Fortaleza.



Rio Grande do Norte
(RN)



Meu povo cabloco

Forte e audaz

Todo o Brasil me
conhece

Sou o rei das
salinas

Sou o Rio Grande do
Norte

Minha capital é Natal, linda

e pequena lembrando um presépio de
Natal.



Paraíba (PB)



No meu solo só tem gente
boa

Foi num colchão de
algodão

Colhido no meu chão

Que João Pessoa
nasceu

Meu nome é Paraíba

Minha capital João
Pessoa.



Pernambuco (PE)



Pernambuco,o Brasil de ti tem
orgulho

Deu a Pátria Henrique Dias e
também

Joaquim Nabuco.

Capital é Recife, uma das
maiores

cidades
brasileiras.

Pernambuco, segundo produtor de cana de
açúcar.



Alagoas (AL)




Sou o primeiro produtor nacional
de

amianto

Também sou terra dos
generais

Duas glórias
nacionais

Floriano Peixoto e

Deodoro da Fonseca

Meu nome é
Alagoas,

minha capital
Maceió



Sergipe (SE)



Sou pequeno, mas sinto muito
orgulho,

Sou o segundo produtor nacional
de

petróleo do país

E é com muito orgulho que exibo
ao

mundo meus imensos
coqueirais.

Sou Sergipe, minha capital
Aracaju.



Bahia (BA)



Sou antiga...bem antiga, foi em minhas

terras que Pedro Álvares Cabral
desembarcou.

Sou a terra de Castro Alves, o poeta dos
escravos

e também de Rui Barbosa, o famoso Águia
de Haia.

Minha terra tem petróleo,sou o maior
produtor

nacional de óleo e de gás
natural.

Tenho baianas
dengosas.

Sou a Bahia de Salvador
(Capital)



Minas Gerais(MG)



Sou a terra das artes, escultura e
arquitetura

No meu solo alimentei, com sua arte
barroca

Antonio Francisco Lisboa, o tão ilustre
Aleijadinho.

O encanto da poesia nesse meu filho
ilustre

Carlos Drummond de Andrade,poeta da
individualidade,

da ordem e da
consolidação

Tiradentes o primeiro grande mártir
da

Independência do
Brasil.

Sou Minas Gerais,minha
capital

Belo Horizonte.



Espírito Santo(E.S)



Meu solo generoso, cultivo café, milho,
feijão

arroz, abacaxi, banana, mandioca e
cacau

Tenho também criação de bovinos, suínos e
aves.

Produzo também energia, com minhas
usinas

hidrelétricas.

Sou o Espírito
Santo

Minha capital é
Vitória.



Rio de Janeiro (RJ)



Minhas belezas
naturais...

Meu carnaval o mundo
conhece

Mas não é só disso que meu povo

vive, sou um estado
laborioso.

Em Volta Redonda, fabrico o
puro

aço brasileiro.

Em minha terra gerei Tom
Jobim,

um dos nomes que melhor
representou

a música brasileia

Sou o Rio de Janeiro, minha
capital

Rio de Janeiro



São Paulo (SP)



Sou São Paulo, terra
acolhedora

de mil povos e
religiões.

Estado altaneiro

De um povo nobre, altivo e
trabalhador.

Aqui nasceu Adoniram
Barbosa

O poeta que cantou em músicas as
tardinhas

cheias de garoa de São
Paulo.

O meu parque industrial é dos maiores do
mundo.

Com o Proálcool, um em cada

três hectares da minha lavoura, vem
sendo ocupado

pela cana-de -açucar, o que gerou cerca
de um milhão

de postos de
trabalho.

Produzo assim o álcool anidro e de álcool
hidratado

A minha produção de açúcar, foi de 13,6
milhões

de toneladas.

E a de laranjas do meu
estado, corresponde

aproximadamente 80% da produção
nacional.

Sou São Paulo com muito
orgulho!




Paraná(PR)



O pinheiro
brasileiro

Árvore alta,galhos
retos...

Abre bem lá no alto, em forma de
guarda-sol

Sou terra fértil, produtora de café,
feijão, milho,

algodão, mamona e
amendoim.

Madeira em
abundância

Sou o Paraná terra dos pinheirais

E também de cataratas
colossais.

Minha capital
Curitiba.



Santa Catarina (SC)



Minhas terras se destacam por
suas

reservas florestais

Mas...também produzo erva
mate

Em minhas terras grande
heroína

Anita Garibaldi, nascida em Santa
Catarina

Minha capital é
Florianópolis.



Rio Grande do Sul
(RS)



Sou o celeiro do Brasil

Produzo soja, arroz, mandioca, fumo,

trigo, uva,
batata-doce.

Nos meus verdes
prados

Enormes rebanhos de
ovinos

Produzo a lã quase total de meu
país.

Sou terra generosa

Sou o Rio Grande do
Sul.

Minha capital Porto
Alegre.



Goiás (GO)



Estou bem no meio do
Brasil

Sou Goiás das jazidas de
calcário,

da ardósia, amianto, níquel e
cobre.

Mas minha grande fonte de renda

é a pecuária.

Minha capital
Goiânia.



Acre (AC)



Meu solo é rico e
gentil

Já fiz parte da
Bolívia

Hoje pertenço ao
Brasil

Meu nome é Acre.

Minha capital Rio
Branco



Amapá (AP)



Sou o estado do Amapá, minha

capital Macapá

Já pertenci ao Pará

No meu solo madeira e
castanhas

Meus recursos naturais são o

ouro e o diamante.



Roraima (RR)



Tenho florestas sem
fim

O brasileiro se orgulha de
mim

Minha maior riqueza é a
pecuária

Meu nome Roraima.

Minha capital Boa
Vista.



Rondônia (RO)



Orgulhoso evoco nosso grande
marechal

Faço parte deste país
colossal

Minha atividade econômica é a extração da

borracha.

Sou Rondônia.

Minha capital Porto
Velho.



Mato Grosso (MT)



Sou o Mato Grosso, minha
capital

Cuiabá.

Meu solo generoso, cultivo o arroz, soja,
guaraná.

Cacau, café, borracha, madeira e também o
babaçu.

Tenho jazidas de diamantes, minério de
ferro,

manganês e ouro.

O mais importante ainda não
contei...

A maior ilha fluvial do mundo
fica

em minhas terras.

É a ilha do
Bananal.



Mato Grosso do Sul
(MS)



Tenho quase que o mesmo nome do meu
irmão

Mato Grosso, mas sou Mato Grosso do
Sul.

Fui criado em 1977

Éramos muito grande, o governo resolveu

nos separar

Minhas riquezas são a pecuária e a
agricultura.

Minha capital Campo
Grande



Tocantins (TO)



Sou o caçula dos estados
brasileiros

Sou Tocantins

Nasci no ano de
1988

No meu solo cultivo arroz,milho,
soja,

mandioca e cana de
açucar.

A minha criação pecuária é bastante
significativa

Meu estado possui também jazidas
de

estanho, calcário,dolomita,gipsita e
ouro

Minhas atrações turísticas são as

praias de água doce, artesanato
indígena

Frevedouro,poço de águas
cristalinas,

que são jorradas da terra com
força,

fazendo com que as pessoas não
afundem.

Minha capital é
Palmas.

Sou ainda bem nova.

Como meus irmãos, já o orgulho
da nossa Nação.



Distrito Federal
(DF)



Capital Brasília

Sede do governo
brasileiro



O povo brasileiro, sofrido e
religioso,

Com seu trabalho deixa aqui
representado

os Estados
Brasileiros.

26 Estados e

1 Distrito Federal.


Aqui encerro meus
versos

Afirmando com
galhardia

Sou Brasileira,com muito
orgulho.







Também......e vc?





África do Sul 2010