sexta-feira, 13 de junho de 2008

Rio de Janeiro - Araruama

O brasão, a bandeira e o hino são símbolos da cidadania de uma cidade, estado ou nação.

Em Araruama estes símbolos são, não só conhecidos por todos os estudantes e moradores mas também exaltados com muito orgulho e respeito.


O Brasão



O atual brasão heráldico do Município de Araruama é um dos raros exemplos do escudo em sua forma clássica, também designado como sanífico ou francês. Não se sabe se o idealizador desse Brasão desconhecia a forma do escudo português, adotado na Heráldica do nosso país devido às origens históricas, ou se pretendeu fazer uma alusão aos franceses que nos séculos XVI e XVII, estiveram na Região dos Lagos.

As quatro estrelas de cinco pontas representam cada um dos distritos de Araruama: o distrito sede (centro da cidade), Morro Grande, São Vicente de Paulo e Praia Seca. O cocar indígena e as flechas cruzadas em aspa (formando um "X") evocam os índios. O moinho de vento e o monte de sal simbolizam o mais tradicional e característico produto do município. O peixe, em campo de ouro, representa também um dos principais produtos de Araruama, graças à piscosidade da Lagoa e do litoral. As datas de 1859 e 1890 rememoram, respectivamente, a criação da antiga Vila de São Sebastião de Araruama e a sua elevação à categoria de cidade. A coroa mural de cinco torres é o atributo heráldico à cidade.

O primeiro brasão foi criado em 6 de fevereiro de 1859 em decreto firmado em 10 de junho de 1935 pelo Prefeito Mario dos Santos Alves.

A Bandeira

O Hino


O Hino do município é hoje conhecido por muitos araruamenses. Sua letra simples e significativa, marca a todos que a ouvem pela primeira vez.

Veja um trecho da partitura da música.

Araruama, tens paisagens tão lindas
Araruama, tens belezas infindas
Araruama, o teu sol que seduz
Sob o teu céu que é o mais estrelado
Se formam noites azuis.

Os teus lagos de águas dolentes
Prateados de raro esplendor
Dão otimismo aos indiferentes
E o ambiente para o amor.

África do Sul 2010