sexta-feira, 13 de junho de 2008

Rio de Janeiro - Nova Iguaçu

Bandeira de Nova Iguaçu


clique para ver maiorInstituída pela Lei nº 40, de 10 de
Dezembro de 1975.





Criada de acordo com as regras e cânones da tradição heráldica portuguesa, é dividida em quatro partes iguais (quartéis) que alternam as cores blau (azul) e branco, na seqüência que se vê na ilustração. A composição em quartéis se refere à idéia da cruz, lembrando o espírito cristão dos colonizadores de Iguaçu.




O Brasão da cidade, ao centro, simboliza o Governo Municipal que se expande a todos os quadrantes do território.




Quanto às cores, o blau (azul) simboliza os valores da justiça, nobreza, perseverança, zelo e lealdade. O branco foi escolhido como símbolo de paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza e religiosidade.





Brasão da Cidade


clique para ver maiorInstituído pelo Decreto nº 72, de 31 de março de 1970



Tem como base o escudo português, evidenciando a matriz cultural da nossa pátria. Sobre ele, a coroa murada de cinco torres representa a autonomia do município. Dentro do escudo e em torno dele, vários símbolos contam a história de Nova Iguaçu e se referem às atividades econômicas que animaram a cidade ontem e hoje. São eles:



Estrelas - localizadas na parte superior do escudo, no retângulo azul. As cinco menores representam as antigas freguesias que compunham originalmente o território do município (Nossa Senhora da Piedade do Iguassu, Santo Antônio de Jacutinga, Nossa Senhora do Pilar, São João de Meriti, Nossa Senhora da Conceição de Marapicu). A estrela maior, que ocupa o campo reservado ao chefe, na heráldica portuguesa, representa a sede do município.



Roda dentada (à esquerda na parte central sobre fundo vermelho) - é símbolo de cidade industrial.



Caduceu (à direita na parte central, sobre fundo prata) - o bastão levado na mão do deus do Comércio (Mercúrio ou Hermes) na mitologia greco-romana, é símbolo de cidade comercial.




Faixa verde, serrilhada - simboliza a Serra do Mar, por onde passava a Estrada Real do Comércio (ela fez surgir o entreposto comercial que levaria, mais tarde, à criação do município).



Faixa azul, ondulada - representa o Rio Iguaçu



Números inscritos na faixa prata, ladeando o escudo: 1833 - ano da criação da Vila de Iguassu; 1891 - ano da elevação da vila à categoria de cidade.




Lírio (sobre um fundo azul oval, aplicado na muralha que compõe a parte superior do brasão) - representa a capela de Santo Antônio de Jacutinga, que foi transferida para Maxambomba, assim como a sede do município, e é hoje o santo padroeira da cidade.



Ramos - enlaçados nas pontas da faixa, às margens do escudo, representando as antigas riquezas agrícolas: cana-de-açúcar (início da colonização) e laranja (a grande riqueza à época da transformação da vila em cidade)



Cores - elas representam: ouro, a força; prata, a candura; bleu (azul), a serenidade; sinaple (verde), a abundância; e goles (vermelho), a intrepidez.





Hino da Cidade

Instituído
pelo Decreto-Lei nº 102 de 19/06/79







Clique aqui para fazer o download do hino de Nova Iguaçu no formato MP3.



Para ouvir o Hino é necessário ter instalados em seu computador uma placa de som e um software capaz de reproduzir músicas no formato MP3. Há vários softwares gratuitos para este fim disponíveis para download, como o Winamp ou o Windows Media Player.






Nova Iguaçu! Nova Iguaçu,


Terra linda e encantadora,


Desde os tempos de outrora,


Dos meus velhos ancestrais,


Tens uma história


Cheia de belezas mil,


O encanto fluminense


É orgulho do Brasil



A Maxambomba


Dos engenhos do passado,


Nova Iguaçu


Dos dourados laranjais.



Hoje feliz,


Com teu rico alvorecer,


Com teu progresso e beleza,



Fiz consulta à natureza


És grande desde o nascer.



Letra de Paulo da Costa Navega

Música de Tereza Stella Pinheiro Lopes



África do Sul 2010